Eu sempre fui apaixonado por cinema e aguardo ansiosamente todas as premiações que acontecem todos os anos, especialmente quando se trata do Oscar, o grande evento repleto de atores, atrizes e cineastas renomados esperando para ouvir o seu nome ser chamado. E, como não poderia deixar de ser, 2016 foi um ano repleto de grandes filmes e performances inesquecíveis.

Dentre os meus favoritos, é difícil escolher apenas um, mas quatro deles realmente ganharam o meu coração. O primeiro que eu gostaria de destacar é A Chegada, um drama de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Amy Adams. O filme conta a história da Dra. Louise Banks, uma linguista convocada pelo governo dos Estados Unidos para tentar estabelecer uma comunicação com alienígenas que acabaram de chegar à Terra. Com um enredo muito bem trabalhado e uma fotografia incrível, A Chegada nos leva a questionar nossas próprias comunicações e relações.

Outro grande destaque para mim foi La La Land, um musical romântico que me fez sair do cinema com um sorriso no rosto e cantando as músicas do filme. Escrito e dirigido por Damien Chazelle, o filme é estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, e narra a história de dois artistas que se apaixonam em meio à Los Angeles. La La Land levou seis estatuetas do Oscar em 2017, incluindo a de melhor diretor, e foi um dos filmes mais comentados e aclamados daquele ano no mundo todo.

Outro grande filme de 2016 que me emocionou bastante foi Moonlight, um drama dirigido por Barry Jenkins que retrata a vida de um jovem negro em uma comunidade pobre e violenta de Miami. Dividido em três partes que abrangem diferentes fases da vida do personagem central, o filme nos apresenta a um retrato poderoso e cru sobre a descoberta de si mesmo e a luta por sua identidade em meio a uma sociedade preconceituosa e complicada.

Por fim, mas não menos importante, Me Chame Pelo Seu Nome foi um filme que me conquistou instantaneamente. Dirigido por Luca Guadagnino, o drama de romance se passa em 1983 e acompanha o jovem Elio, de 17 anos, que se apaixona pelo americano Oliver, um assistente acadêmico de seu pai em uma viagem de verão a um vilarejo na Itália. O filme tem uma atmosfera muito envolvente, com atuações perfeitas de Armie Hammer e Timothée Chalamet, que foi indicado ao Oscar de melhor ator por sua performance.

Inegavelmente, 2016 foi um dos melhores anos para o cinema, com vários filmes incríveis que nos fizeram rir, chorar e refletir sobre várias questões importantes. Para mim, A Chegada, La La Land, Moonlight e Me Chame Pelo Seu Nome foram os destaques absolutos, e eu os recomendarei para sempre que possível. Certamente, essas obras-primas do cinema tocaram profundamente meu coração e certamente irão tocar o seu também.