Nos últimos anos, a indústria do entretenimento tem se esforçado cada vez mais para representar a diversidade e a inclusão em suas produções, e isso também tem se refletido nos quadrinhos de super-heróis. Mulheres estão ganhando cada vez mais espaço nesse universo, seja como heroínas protagonistas ou como coadjuvantes importantes, e isso tem sido visto como um grande avanço na luta pela igualdade de gênero.

Mas ainda há muito o que se fazer nesse sentido. Um estudo realizado em 2016 pelo site i09, que entrevistou mais de 1000 mulheres fãs de quadrinhos de super-heróis, revelou que a maioria delas ainda se sente pouco representada na mídia. Ainda assim, algumas personagens têm conseguido superar essa barreira e se tornar ícones femininos para uma geração.

Já foi revelado que o super-herói favorito dos homens é o Batman, mas e o das mulheres? De acordo com a pesquisa do i09, o queridinho do público feminino é o Capitão América. E por que isso acontece?

Uma das explicações é que o Capitão América é um personagem que representa valores considerados importantes pelas mulheres, como a coragem, a liderança e o senso de justiça. Ele é um herói patriota que luta por um mundo melhor e mais justo para todos, sem distinção de gênero, raça ou nacionalidade.

Além disso, ao contrário de outros heróis, o Capitão América não tem um trauma pessoal que o motivou a se tornar um defensor da justiça. Ele sempre teve uma personalidade altruísta e uma noção clara dos seus deveres e responsabilidades como cidadão. Essa liberdade de não precisar justificar sua escolha de vida através de uma tragédia pessoal é algo que as mulheres admiram e respeitam.

Outro fator importante é que o Capitão América é um personagem que não subestima as mulheres. Ele tem uma série de aliadas femininas em suas histórias, como a Viúva Negra e a Agente 13, e todas elas são retratadas como heroínas tão capazes quanto ele. Isso é um grande contraste em relação a outros heróis que costumam subestimar as mulheres ou tratá-las como meros objetos sexuais.

Por fim, o Capitão América é um personagem que sempre se manteve fiel aos seus princípios, mesmo quando isso o coloca em conflito com as autoridades ou com seus próprios companheiros de equipe. Ele é um herói que segue sua própria consciência e que não está disposto a comprometer seus valores morais por causa de conveniências políticas ou pessoais. Isso é algo que as mulheres admiram e procuram em seus próprios líderes.

Em suma, o Capitão América é o super-herói favorito das mulheres por representar valores importantes para elas, como a coragem, a liderança e o senso de justiça. Além disso, ele é um personagem que não subestima as mulheres e que sempre se manteve fiel aos seus princípios, mesmo quando isso o colocou em conflito com seus pares. Até que mais personagens femininas sejam criadas com essas características, é provável que os fãs femininos continuem admirando e se identificando com o Capitão América.