Leonardo DiCaprio é um dos maiores atores produzidos por Hollywood nas últimas décadas. Conhecido por sua atuação impecável e dedicação à causa ambiental, o ator é um dos nomes mais cotados para levar o Oscar 2021 na categoria de Melhor Ator. Neste artigo, vamos analisar a trajetória de DiCaprio em Hollywood, sua relação com o prêmio e suas chances para a edição deste ano.

Trajetória do favorito ao Oscar

Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu em Los Angeles, na Califórnia, em 1974. Seu pai era um escritor e produtor de quadrinhos, enquanto sua mãe trabalhava como secretária. DiCaprio iniciou sua carreira como ator ainda na adolescência, fazendo comerciais de TV e pequenas participações em séries como Roseanne e Punky, a Levada da Breca. Sua grande oportunidade surgiu em 1993, quando ele foi escalado para o papel principal do filme Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, ao lado de Johnny Depp.

A partir daí, DiCaprio não parou mais. Entre seus trabalhos mais notáveis estão filmes como Titanic (1997), Prenda-me se for Capaz (2002) e O Regresso (2015). Sua atuação em O Lobo de Wall Street (2013) também foi bastante elogiada, mas não lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator na época.

Por que DiCaprio ainda não ganhou um Oscar?

Apesar de ser considerado um dos melhores atores da sua geração, Leonardo DiCaprio demorou a levar um Oscar para casa. Ele já estava indicado a seis edições do prêmio até que finalmente ganhou o troféu em 2016, por sua atuação em O Regresso. Muitos fãs e críticos acreditam que o longo período de espera se deve a uma série de fatores, como a grande concorrência na categoria, a expectativa do público em cima de suas performances e até mesmo a política dos votantes da Academia.

Chances do ator para o Oscar 2021

Este ano, Leonardo DiCaprio é apontado como um dos grandes favoritos para levar o Oscar de Melhor Ator por sua participação no filme Era uma Vez em... Hollywood. Dirigido por Quentin Tarantino, o longa retrata a indústria do cinema no final dos anos 60 e conta com um elenco de peso, como Brad Pitt e Margot Robbie. DiCaprio interpreta um ator em decadência que busca se recuperar na carreira.

Apesar de concorrer com outros grandes nomes como Joaquin Phoenix (Coringa) e Adam Driver (História de um Casamento), as performances de DiCaprio tem sido bem recebidas pela crítica e pelos votantes da Academia. Além disso, ele já foi indicado ao prêmio SAG Awards e Globo de Ouro, deixando claro que seu favoritismo não é algo sem fundamento.

Conclusão

Leonardo DiCaprio é um dos melhores atores de sua geração e, com certeza, já figuraria entre os mais queridos pelo público mesmo que não ganhasse Oscars. No entanto, sua busca pela estatueta dourada empreendeu uma campanha que capturou a atenção do mundo. Com esta análise, podemos entender melhor a trajetória do ator e suas principais chances de levar para casa a premiação mais importante do cinema mundial. Será que ele conseguirá se consagrar em 2021? É aguardar para ver.